.Introdução:
Foi um período de 1894 – 1930 entrando após a ascensão de Prudente de Morais, oligarquia é uma palavra grega que significa “governo de poucos”, no caso esse poucos seriam os grandes proprietários de terras do Brasil.
.Política do café com leite:
Nesse período tínhamos São Paulo que era o poder econômico da época com a produção cafeeira e Minas Gerais que tinha a força eleitoral e a produção de leite, essa política não passa de um tratado entre essas duas enormes potencias nacionais, na qual consiste em juntar forças para eleger sempre um representante de um dos dois estados, fazendo um rodízio de poder. Com a união dos dois os outros estados ficavam enfraquecidos, mesmo tendo outros fortes como Rio Grande do Sul que tinha o poder militar, não tinha como combater a força dos dois unidos, essa politicagem durou até o fim da república oligárquica. Os partidos políticos eram, PRP* o de São Paulo e PRM** o de Minas Gerais.O primeiro presidente eleito conforme essa política foi Campos Salles.
* Partido Republicado Paulista
** Partido Republicado Mineiro
.Coronelismo:
Neste período a figura do Coronel era importantíssima, pois era uma figura de autoridade de muita influencia por vários fatores, através dele que temos o que chamamos voto de cabresto. O Coronel apoiava um candidato nas eleições e assim tínhamos o cabresto de modo:
- Família: o coronel era uma pessoa cercada por pessoas, com vários sobrinhos, e principalmente, como era figura de poder, era chamado para ser padrinho, batizar, e então criava esse elo de ligação com outra família a qual que por sua influencia votava em seu candidato.
- Troca de favores: geralmente famílias pobres moravam na terras do Coronel, dependendo desse proprietário, então ele pedia voto para seu candidato e como uma forma de agradecimento eles cediam.
Como o voto não era secreto, dava para saber quem votou em quem, assim evitava que as pessoas votassem em outro candidato diferente do que o Coronel apoiava. Também era bem comum fraudes, foram descobertos votos de pessoas repetidas, mortas e até inexistentes.
.Messianismo brasileiro:
É a busca por messias, é o envolto religioso com o social que movimentam as pessoas. Nesse período no Brasil temos:
.Guerra de Canudos (1896 – 97):
Começa com Antônio Conselheiro, um beato, que diz procurar uma terra onde todo homem pode viver bem e em harmonia, assim ele vai pelo sertão chamando as pessoas para junto deles construírem uma cidade nova, e o povo gosta da idéia então o seguem.
Chegando as margens do rio Vaza-Barris eles fundam a cidade de Canudos, o qual chamam de cidade santa, pois esperam que ali a vida dessa gente mude, mas o governo não gostou disso, e então foi reprimir Canudos, com a desculpa e que o Antônio Conselheiro tinha planos contra a república, para voltar pro sistema monárquico. Os habitantes tentaram se defender das invasões mas o fim foi trágico, a cidade quase inteira foi morta, poucos foram os sobreviventes, cerca de 8000 soldados invadiram a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário