Deriva continental é uma teoria proposta pelo geógrafo alemão Alfred Wegener (1880 – 1930), proposta no ano de 1912 e exposta em 1915 no livro “A Origem dos Continentes e dos Oceanos”.
.Proposta:
Era de que no inicio todos os continentes que conhecemos ficavam juntos formando um apenas o que ele denominou Pangeia (Pan significa inteiro, e geia vem da Gaia que é a Deusa dos elementos da natureza), e havia um único oceano chamado Pantalassa (do grego significa todos os mares).E então a Pangeia começaria a se separar a 200 milhões de anos, gerando assim dois continentes agora: Laurásia (ao norte) e Gondwana (ao Sul) e entre eles passa o mar Tétis.
Posteriormente se dividiu em 6 que é a nossa atual formação: Europa, África, Américas, Oceania, Ásia, Antártica.
Sendo a Laurásia responsável pelo surgimento da América do Norte, Europa, Ásia, e a Gondwana responsável pela América do Sul, Índia, Austrália, África e Antártida.
.Provas da teoria:
Essa teoria é reforçada para a prova com a semelhança de encaixe do mapa mundi, a semelhança de fauna, flora e rochas nas áreas que seriam unidas, na época não foi prova o suficiente o que fez muitas críticas. Depois de anos descobriram a teoria da dinâmica de placas tectônicas pelo Jason Morgan e assim comprovando essa teoria, e ainda medindo que os continentes andam cerca de 3 centímetros por ano, e dizia ainda Wegener que um dia a Pangeia iria se formar agora na parte de trás, morreu antes de poder ganhar prêmios e reconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário