É o primeiro planeta do sistema solar, o mais rápido (orbita a 50 km/h) e também o menor planeta do sistema solar.
.Superfície de Mercúrio:
A superfície de Mercúrio é um ponto sobre o planeta muito questionado, pois ele tem abundantemente crateras, uma quantidade realmente impressionante, o que possivelmente são marcas de outros astros que batem nele, chuva de meteoros, e como Mercúrio tem uma atmosfera praticamente inexistente assim não tem barreiras para impedir a entrada desses corpos e nem a ação do vento que as desmanchem assim essas crateras podem ser visíveis por muito tempo após o choque, milhares de anos.
Essa é uma foto tirada pela sonda Mariner 10 vemos uma leve semelhança com a Lua e nitidamente as enormes crateras.
.Interior de Mercúrio:
Mercúrio tem uma formação muito curiosa, pois seu núcleo é muito grande para um planeta pequeno (60% do planeta), cientistas acreditam que muito tempo atrás em sua formação um grande meteoro tenha o atingido quebrando grande parte da sua superfície, tirando a camada de solo e subsolo, deixando o núcleo mais próximo da superfície, a densidade de seu núcleo é muito elevada, ele é praticamente formado por metal (principalmente o Ferro), cerca de 70%, e 30% de silicato (minerais que originam as rochas), seu diâmetro é cerca de 3 vezes menor que o da Terra, um nucleo denso é sinônimo de uma gravidade muito baixa.
.Causas da falta de atmosfera:
Como seu núcleo é muito denso ele produz uma fraca força gravitacional, os minerais liberam os gases em transformações mas como a gravidade é fraca ela não é capaz de prender os gases próximo ao planeta assim eles escapam.E essa falta de atmosfera faz com que ele tenha uma grande amplitude térmica pois como a atmosfera não retém o calor ele do mesmo jeito que aquece rápido, esfria rápido, por isso temos essa grande diferença de um lado a outro de Mercúrio, sendo a parte iluminada máxima em torno de 420 ºC, e na parte escura (sombra) chega a -170 ºC aproximadamente.
.Movimentos de Mercúrio:
Ele faz o movimento de rotação e translação, sua inclinação é quase nula. Sua rotação é lenta, o ano de mercúrio é de 88 dias terrestres, sua rotação é de 58 dias terrestres (dia sideral). Essa sua lenta rotação se da pela falta de atmosfera , pois sem atmosfera o planeta não pode se defender das marés solares, as quais que sobre o planeta lhe causa lentidão. Ele não é muito facilmente visto e quando visto é um astro bilhoso ao crepúsculo.
.Exploração:
A primeira vez que exploramos a superfície de mercúrio foi com a sonda Mariner 10 que fez 3 vôos em torno do planeta entre 1974 – 75 onde conseguiram as primeiras fotos do mesmo, e a segunda exploração aconteceu com o lançamento do Messenger em 2002 que chegou ao planeta em 2011 com objetivo de fotos mais detalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário