terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Revolução industrial

Para inicializar a analise desse contexto vejamos o quadro de Tarsila Do Amaral, "Operarios" de 1933 que simboliza a luta dos operários pelo seu direito.A revolução industrial começa na Inglaterra.

.Antecedentes e fatores do pioneirismo da Inglaterra:
A sociedade vivia sem tecnologia, a produção era toda artesanal, temos toda uma história dessa mudança vindo desde a época do escambo onde a base da oferta e procura se dava pela necessidade em trocas de produtos, depois com a criação da moeda as pessoas visam o lucro, assim surge a burguesia, criam as rotas comerciais no cruzamento das mesmas formam as feiras medievais.A revolução industrial representa essa passagem histórica feudo-capitalista, é o marco da separação definitiva em 1750.
Esse mercantilismo foi bem forte na Inglaterra, a qual vai ser a pioneira na revolução, pois esses burgueses que acumularam dinheiro com as feiras medievais e todo esse período mercantilista vai ter um capital para investir na industria, a Inglaterra também tem jazidas de carvão mineral e ferro matérias primas essenciais para a industria, fora o seu governo liberal, outro fator é que uma população que não participava do comercio, geralmente o povo do campo, tinham péssimas condições ou desemprego, assim serviriam como mão de obra barata.

.Primeira fase:
Essa primeira parte vai de 1750-1850, onde temos um núcleo central na Inglaterra, essa industrialização só vai expandir efetivamente no mundo a partir da próxima fase.
O que temos em predomínio aqui é a industria têxtil, maquina a vapor, a queima. As cidades começam a super lotar pois acontece um êxodo rural, os ruralistas vão em direção as cidades em busca de emprego como operários, assim surgem as pensões onde varias pessoas moram, outras acabam não conseguindo voltam ou moram na rua, assim surge a urbanização.
O trabalho assalariado é muito explorado já que as horas de trabalho chegam a 16 horas diárias, aceitam emprego de crianças e mulheres pois são mais baratos e as industrias não oferecem qualquer apoio ou condições como temos hoje. Se desenvolveram os trens a vapor e os navios cargueiros para a leva da mercadoria.


.Segunda fase:
Iniciando em 1850 essa segunda fase já temos a exploração da energia para as industrias através do petróleo e eletricidade, uma maior modernização nas maquinas, expansão para demais países.Temos a fragmentação do trabalho ou seja cada um faz uma parte do produto final e não o seu todo.

.Terceira fase:
Alguns estudiosos dizem que vivemos a terceira fase industrial, onde temos a presença da computação e da robótica, que avançou muito a velocidade, facilidade e produção. E cada vez essa tecnologia vai evoluindo pois temos um grande incentivo e investimento na área da tecnologia. Nesta fase já temos a criação dos direitos do operário, assim ele tem horas menores, direito a férias, décimo terceiro, direito a greve, entre outros, a abolição do trabalho infantil, melhorando até o nível sócio-econômico da população.

.Problemas da industrialização:
Embora com o tempo tenha melhorado sócio-economicamente a população e propiciado grandes avanços tecnológico-científico, a industria polui muito ajudando para efeitos negativos da Terra como o buraco na camada de Ozônio e aquecimento global e também o desmatamento, a exploração exagerada da natureza com a extração da matéria prima em excesso, temos uma expansão urbana que esta engolindo as florestas o que é prejudicial para a fauna e flora, problema muito preocupante. A separação também das classes sociais, pessoas vivendo com muito dinheiro e pessoas vivendo quase sem, esses fatores geraram revoltas tais como pela relação de exploração cria o anarquismo e o socialismo marxista, quanto a poluição temos a criação do protocolo de Kyoto.

. A industria no Brasil:
O Brasil entrou atrasado nesta revolução, a agricultura cafeeira fez com que os barões de café acumulassem muita renda, já que eram os homens mais ricos do Brasil, e quando o café caiu do mercado não tinha quem compasse café, o governo comprou parte dele, parte foi queimada, e os barões não iriam continuar investindo nesse café sem lucro, então pegaram o capital acumulado e investiram na industria, o governo propiciou, e também os imigrantes já que eles presenciaram a industria em seu pais de origem.A industria no Brasil ganhou força em 1940/50, ele sofre esse pulo industrial pela entrada do presidente Getulio Vargas, é criada a Petrobras em 53, outro presidente que contribuiu foi Juscelino Kubstischek que trouxe as industrias automobilísticas, o que provocou a parada do trem no Brasil e priorizou a criação de estradas de veículos automotores. 

2 comentários:

  1. Tic Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac
    Tic Tac Tac Tac Tac Tac Tac ceramic vs titanium Tac Tac Tac Tac Tac Tac titanium gold Tac Tac titanium dioxide sunscreen Tac Tac Tac Tac leatherman charge titanium Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac Tac citizen super titanium armor Tac Tac Tac Tac Tac

    ResponderExcluir