quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atmosfera


.Conceito:
É uma camada gasosa presa a um astro pela sua força gravitacional, quase todos os planetas do sistema solar tem atmosfera, vejamos a baixo:
Mercúrio: é praticamente inexistente pois seu núcleo é muito denso assim formando baixa força gravitacional.
Vênus: É formado principalmente por CO2 o que o faz um planeta com um efeito estufa gigantesco.
Terra: É formada principalmente por nitrogênio (cerca e 75%) e oxigênio (cerca de 22%) e outros gases.
Marte: Sua atmosfera também é formada principalmente por CO2
Júpiter, Saturno, Urano, Netuno – tem como principal elemento de sua atmosfera Hidrogênio e Hélio, sendo presente nos dois últimos também o gás metano.

.Importância da atmosfera terrestre:
Ela possibilita a vida dos seres aeróbicos na respiração, permite que as plantas façam fotossíntese para sua sobrevivência, retém o calor necessário para a vida não deixando uma alta amplitude térmica, filtra os raios causam problemas para a Terra como o ultra Violeta que é filtrado pela camada de ozônio, impede o choque com a maioria dos meteoritos.

.Camadas da atmosfera terrestre:

.Troposfera: 14 kilometros, e a primeira camada, nela esta situado a altimetria dos vôos comerciais, mesmo sendo a mais fina camada é a que retém mais água e a que tem 80% dos gases.

.Estratosfera: É a segunda camada onde se encontra a maior parte do O3, o que nomeamos camada de ozônio, sua extensão é de aproximadamente 30 km.

.Mesosfera: 40 km de espessura, aqui temos gelo e pó, os meteoritos que chegam na Terra são queimados por essa camada, o que ao ver da Terra nomeamos estrela cadente.

.Ionosfera: a ultima camada, a qual acontece o efeito da aurora, tem cerca de 500 km a 1000 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário