quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Canadá I


 O Canadá é um pais britânico que fica na América do Norte, sendo anglo-saxônica, tem um alto IDH hoje em dia superado mas muitas vezes o melhor do mundo.É o segundo maior pais do mundo, pois perde em área para a Rússia, porém o Canadá é o maior das Américas. É membro do G8, G20, OTAN, etc...

.População:
A população canadense se encontra mais próxima da linha que divide o estados unidos, sendo 300 km do pais (Sul), dessa população 60% encontram se em cidades próximas do rio São Lourenço, a população tem como o idioma o inglês e o Frances (Já que foi colônia da França). Formado por 96% de brancos, favorece a entrada de imigrantes legalizando-os dando direitos como usar hospitais públicos.População então é mal distribuída pois a parte norte é muito fria formando um grande vazio demográfico ao norte, a não ser por tribos de esquimós em algumas ilhas e na parte congelada do permafrost.

.Cidades Importantes:
Ottawa – Capital do Canadá, sendo a quarta maior cidade, clima temperado cortado pelo canal Rideau o qual do inverno congela e é usado por patinadores e até fazem comércio em cima do rio, o que atrai turistas.


Toronto e Quebec – São os dois maiores centros região que se em industria, sendo as cidades com maior população e com maior importância econômica, Quebec é chamada de cidade murada, pois temos um muro que separa ela das demais, e uma arquitetura antiga muito bela, um marco desse cidade, o qual todo mundo que chega como turista quer dar uma olhada é o Château Frontenac, aparentemente lembra um castelo, porém foi um luxuoso hotel do século XIV, foi sede do governo de Quebec.
Em Toronto temos um importante monumento também, uma torre a qual é dada o título de segunda maior do mundo, muito buscada por turistas, a torre recebe o nome de "Torre CN", a sigla C.N. Significa Canadian Nation, ou seja: nação canadense. 

Ontário – É uma das províncias do Canadá, a mais populosa, onde se localiza Toronto e Ottawa, o Canadá divide suas províncias em 10 para organizar suas cidades, sendo elas: Alberta, Ontário, Quebec, Manitoba, entre outras que podemos observar no mapa abaixo.
.Nafta:
O Canadá faz parte do Nafta que é o acordo de livre comercio da América do Norte, junto com México e com Estados Unidos.Criado em 1988 com Estados Unidos e canadá, e em 1992 o México entra no acordo formando o Nafta atual que foi considerado em vigor mesmo no ano de 1994, com total eliminação de taxas alfandegárias, beneficiando a econômia dos 3 países em questão, a sede desse bloco econômico se encontra nos 3 países que o compõe, em suas capitais.

.Clima e Vegetação:
A parte norte é coberta por gelo, e permafrost (região do ártico permanentemente congelada) sendo o clima polar e subpolar onde temos pequenas tribos de esquimós, temos a presença da floresta boreal ou também chamada de Taiga (pinheiros, coníferas, folhas aciculifoliada).
São presentes também em seguida as pradarias (rasteira de lugar úmido como capins baixo e ausência de arvores) onde apresenta clima continental e na porção sul o clima temperado.

.Economia:
Sua industria é bem mista e aproveita a matéria prima que lá tem, são os maiores exportadores de celulose, folha de jornal; usando a madeira proveniente da floresta boreal e também tem a caça nessas florestas.
Extraem minérios como ouro, cobre e urânio.
Grandes pesqueiros pois a pesca é favorecida no atlântico, sendo pescado o bacalhau, arenque e lagosta.
Sua agricultura é intensiva, sendo o cultivo de cereais, batata, tabaco, frutas e legumes.
Tem a exploração do petróleo, em alto-mar na costa atlântica e na província de Alberta.

.Outros detalhes:
O Canadá tem o maior litoral do mundo, e também tem geologia ativa com terremotos e vulcões, alguns vulcões são:

Monte Meager














Monte Cayley.

sábado, 17 de dezembro de 2011

República Oligárquica I

.Introdução:
Foi um período de 1894 – 1930 entrando após a ascensão de Prudente de Morais, oligarquia é uma palavra grega que significa “governo de poucos”, no caso esse poucos seriam os grandes proprietários de terras do Brasil.

.Política do café com leite:
Nesse período tínhamos São Paulo que era o poder econômico da época com a produção cafeeira e Minas Gerais que tinha a força eleitoral e a produção de leite, essa política não passa de um tratado entre essas duas enormes potencias nacionais, na qual consiste em juntar forças para eleger sempre um representante de um dos dois estados, fazendo um rodízio de poder. Com a união dos dois os outros estados ficavam enfraquecidos, mesmo tendo outros fortes como Rio Grande do Sul que tinha o poder militar, não tinha como combater a força dos dois unidos, essa politicagem durou até o fim da república oligárquica. Os partidos políticos eram, PRP* o de São Paulo e PRM** o de Minas Gerais.O primeiro presidente eleito conforme essa política foi Campos Salles.



* Partido Republicado Paulista
** Partido Republicado Mineiro

.Coronelismo:
Neste período a figura do Coronel era importantíssima, pois era uma figura de autoridade de muita influencia por vários fatores, através dele que temos o que chamamos voto de cabresto. O Coronel apoiava um candidato nas eleições e assim tínhamos o cabresto de modo:
- Família: o coronel era uma pessoa cercada por pessoas, com vários sobrinhos, e principalmente, como era figura de poder, era chamado para ser padrinho, batizar, e então criava esse elo de ligação com outra família a qual que por sua influencia votava em seu candidato.
- Troca de favores: geralmente famílias pobres moravam na terras do Coronel, dependendo desse proprietário, então ele pedia voto para seu candidato e como uma forma de agradecimento eles cediam.
Como o voto não era secreto, dava para saber quem votou em quem, assim evitava que as pessoas votassem em outro candidato diferente do que o Coronel apoiava. Também era bem comum fraudes, foram descobertos votos de pessoas repetidas, mortas e até inexistentes.

.Messianismo brasileiro:
É a busca por messias, é o envolto religioso com o social que movimentam as pessoas. Nesse período no Brasil temos:

.Guerra de Canudos (1896 – 97):

Começa com Antônio Conselheiro, um beato, que diz procurar uma terra onde todo homem pode viver bem e em harmonia, assim ele vai pelo sertão chamando as pessoas para junto deles construírem uma cidade nova, e o povo gosta da idéia então o seguem.
Chegando as margens do rio Vaza-Barris eles fundam a cidade de Canudos, o qual chamam de cidade santa, pois esperam que ali a vida dessa gente mude, mas o governo não gostou disso, e então foi reprimir Canudos, com a desculpa e que o Antônio Conselheiro tinha planos contra a república, para voltar pro sistema monárquico. Os habitantes tentaram se defender das invasões mas o fim foi trágico, a cidade quase inteira foi morta, poucos foram os sobreviventes, cerca de 8000 soldados invadiram a cidade. 


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

El Niño e La Niña

.Introdução:
A natureza é cheia de efeitos, uns explicáveis, outros não, que formam a dinâmica terrestre. Um efeito conhecido mas ainda não dominado pelo homem é o El Niño, ele faz parte da dinâmica marítima.

.El Niño:
É o anormal aquecimento das águas oceânicas no pacifico próximo ao equador, cientistas acreditam que o enfraquecimento dos ventos alísios provoque esse efeito, ele tem o seu auge em dezembro por isso recebe esse nome, é uma referencia ao menino Jesus.
Esse aquecimento reflete em conseqüências no mundo inteiro, pois com o aquecimento tem maior evaporação de água e fluxo de calor.No Brasil faz chover mais no Sul e Sudeste, e para o Norte, no sertão nordestino faz ficar mais seco. Sem esse efeito raramente chove nos litorais de Chile e Peru, por causa da atuação da corrente de Humboldt, diminui os furacões na costa dos Estados Unidos, secas na Guatemala e Costa rica o que trás prejuízo para a agricultura. O El Niño começa no meio do ano, tem uma freqüência inconstante, tem ano que chegou a ter intervalo de 2 anos e ano que teve intervalo de 10 anos para a ocorrência do próximo. Por isso aproximamos para a ocorrência de 2 a 6 anos já que entre esses valores é o mais comum.

.La Niña:
É um efeito contrário ao El Niño, ou seja um resfriamento das águas do pacifico, isso faz com que diminua as chuvas no sul brasileiro e intensifique no norte, aumenta o índice de furacões no golfo México, diminui as chuvas na Austrália fazendo uma rigorosa seca e também tempestades de neve no Canadá e diminui as temperaturas do Japão por exemplo.Já foi também conhecido como "El Viejo" que significa "o velho" o que seria um antônimo de menino, jovem, mas acabou com o nome "La Niña"

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atmosfera


.Conceito:
É uma camada gasosa presa a um astro pela sua força gravitacional, quase todos os planetas do sistema solar tem atmosfera, vejamos a baixo:
Mercúrio: é praticamente inexistente pois seu núcleo é muito denso assim formando baixa força gravitacional.
Vênus: É formado principalmente por CO2 o que o faz um planeta com um efeito estufa gigantesco.
Terra: É formada principalmente por nitrogênio (cerca e 75%) e oxigênio (cerca de 22%) e outros gases.
Marte: Sua atmosfera também é formada principalmente por CO2
Júpiter, Saturno, Urano, Netuno – tem como principal elemento de sua atmosfera Hidrogênio e Hélio, sendo presente nos dois últimos também o gás metano.

.Importância da atmosfera terrestre:
Ela possibilita a vida dos seres aeróbicos na respiração, permite que as plantas façam fotossíntese para sua sobrevivência, retém o calor necessário para a vida não deixando uma alta amplitude térmica, filtra os raios causam problemas para a Terra como o ultra Violeta que é filtrado pela camada de ozônio, impede o choque com a maioria dos meteoritos.

.Camadas da atmosfera terrestre:

.Troposfera: 14 kilometros, e a primeira camada, nela esta situado a altimetria dos vôos comerciais, mesmo sendo a mais fina camada é a que retém mais água e a que tem 80% dos gases.

.Estratosfera: É a segunda camada onde se encontra a maior parte do O3, o que nomeamos camada de ozônio, sua extensão é de aproximadamente 30 km.

.Mesosfera: 40 km de espessura, aqui temos gelo e pó, os meteoritos que chegam na Terra são queimados por essa camada, o que ao ver da Terra nomeamos estrela cadente.

.Ionosfera: a ultima camada, a qual acontece o efeito da aurora, tem cerca de 500 km a 1000 km.

Astronomia básica I


.Sistema solar:
É um sistema no qual o Sol é o centro (heliocentrismo), e ao seu redor orbitam em elipse planetas, planetas anões, planetóides, entre outros corpos celestes.
O sistema solar é formado por 8 planetas e 3 planetas anões, sendo em ordem de planetas: Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e os planetas anões: Éris (Ex-Xena), Ceres e Plutão.

.Satélite Natural:
É chamado satélite natural todo corpo celeste preso a um planeta pelo seu campo gravitacional, os dois primeiros planetas no sistema solar não tem satélites, a Terra tem um que é a lua, Marte tem dois que são Fobos e Deimos, Júpiter tem 63 satélites naturais, Saturno tem 61 satélites, Urano tem 27 e Netuno 13.Já o planeta anão Plutão tem um satélite que é Caronte, Ceres não tem satélite e Éris tem como satélite Disnomia.
.Movimentos da Terra:
A Terra exerce dois tipos de movimentos:
- Rotação: Quando ela gira em seu próprio eixo, assim permitindo que distribua a luminosidade em sua superfície, formando os dias e as noites, ela gira de Oeste para Leste, assim vemos nascer o Sol no Leste e se por a Oeste, o primeiro cientista a propor esse movimento foi Aristarco de Samos, dela demora 23 horas 56 minutos e 4 segundos, por isso aproximamos para 24 e temos um dia a mais no ano bissexto (período de 4 em 4 anos, onde se acrescenta o dia 29 de fevereiro)

- Translação: É o movimento que ela faz em volta do Sol, esse movimento é elíptico, assim temos alternância de distancia entre Sol e Terra, gerando também as 4 estações do ano e distribuindo de formas diferentes a luz na face da Terra, quando a Terra esta próxima do sol usamos a palavra periélio, mais longe usamos afélio. O movimento de translação também é o ponto de referencia da formação de um ano, a terra demora 365 dias e 5 horas (Também influencia na formação do ano bissexto)

.Formação das estações do ano:
As estações, como todos sabem, são 4:
- Outono: 21 de março
- Inverno: 21 de junho
- Primavera: 23 de setembro
- Verão: 21 de dezembro
Esses dias são aproximados, vemos que cada estação tem a duração de 3 meses, os dados demonstrados a cima são do hemisfério Sul, no Norte é inverso, enquanto estamos no Verão eles estão no Inverno, e quando estamos na Primavera eles estão no Outono.Agora analisemos astronomicamente o que ocorre:
Com a translação temos sempre uma parte virada para o Sol que recebe a luz, essa luz vai iluminar dependendo de onde se situa, temos essa desigualdade de luminosidade por causa da inclinação terrestre.

Equinócio: É quando a Terra esta em uma posição onde a luz é igualmente distribuída no globo, como demonstra na figura, assim os dias e noites tem a mesma duração, e estabelece outono ou primavera depende do lado e do hemisfério em questão.

Solstício: É quando a Terra esta com uma luminosidade desigual entre os hemisférios, assim os dias e as noites sem durações diferentes, certas áreas do globo próximas ao pólo ficam sem pleno dia pela metade do ano, ou então em plena noite, os solstícios podem ser de inverno ou de verão.

                 Aristarco de Samos - filosofo, astronomo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Revolução industrial

Para inicializar a analise desse contexto vejamos o quadro de Tarsila Do Amaral, "Operarios" de 1933 que simboliza a luta dos operários pelo seu direito.A revolução industrial começa na Inglaterra.

.Antecedentes e fatores do pioneirismo da Inglaterra:
A sociedade vivia sem tecnologia, a produção era toda artesanal, temos toda uma história dessa mudança vindo desde a época do escambo onde a base da oferta e procura se dava pela necessidade em trocas de produtos, depois com a criação da moeda as pessoas visam o lucro, assim surge a burguesia, criam as rotas comerciais no cruzamento das mesmas formam as feiras medievais.A revolução industrial representa essa passagem histórica feudo-capitalista, é o marco da separação definitiva em 1750.
Esse mercantilismo foi bem forte na Inglaterra, a qual vai ser a pioneira na revolução, pois esses burgueses que acumularam dinheiro com as feiras medievais e todo esse período mercantilista vai ter um capital para investir na industria, a Inglaterra também tem jazidas de carvão mineral e ferro matérias primas essenciais para a industria, fora o seu governo liberal, outro fator é que uma população que não participava do comercio, geralmente o povo do campo, tinham péssimas condições ou desemprego, assim serviriam como mão de obra barata.

.Primeira fase:
Essa primeira parte vai de 1750-1850, onde temos um núcleo central na Inglaterra, essa industrialização só vai expandir efetivamente no mundo a partir da próxima fase.
O que temos em predomínio aqui é a industria têxtil, maquina a vapor, a queima. As cidades começam a super lotar pois acontece um êxodo rural, os ruralistas vão em direção as cidades em busca de emprego como operários, assim surgem as pensões onde varias pessoas moram, outras acabam não conseguindo voltam ou moram na rua, assim surge a urbanização.
O trabalho assalariado é muito explorado já que as horas de trabalho chegam a 16 horas diárias, aceitam emprego de crianças e mulheres pois são mais baratos e as industrias não oferecem qualquer apoio ou condições como temos hoje. Se desenvolveram os trens a vapor e os navios cargueiros para a leva da mercadoria.


.Segunda fase:
Iniciando em 1850 essa segunda fase já temos a exploração da energia para as industrias através do petróleo e eletricidade, uma maior modernização nas maquinas, expansão para demais países.Temos a fragmentação do trabalho ou seja cada um faz uma parte do produto final e não o seu todo.

.Terceira fase:
Alguns estudiosos dizem que vivemos a terceira fase industrial, onde temos a presença da computação e da robótica, que avançou muito a velocidade, facilidade e produção. E cada vez essa tecnologia vai evoluindo pois temos um grande incentivo e investimento na área da tecnologia. Nesta fase já temos a criação dos direitos do operário, assim ele tem horas menores, direito a férias, décimo terceiro, direito a greve, entre outros, a abolição do trabalho infantil, melhorando até o nível sócio-econômico da população.

.Problemas da industrialização:
Embora com o tempo tenha melhorado sócio-economicamente a população e propiciado grandes avanços tecnológico-científico, a industria polui muito ajudando para efeitos negativos da Terra como o buraco na camada de Ozônio e aquecimento global e também o desmatamento, a exploração exagerada da natureza com a extração da matéria prima em excesso, temos uma expansão urbana que esta engolindo as florestas o que é prejudicial para a fauna e flora, problema muito preocupante. A separação também das classes sociais, pessoas vivendo com muito dinheiro e pessoas vivendo quase sem, esses fatores geraram revoltas tais como pela relação de exploração cria o anarquismo e o socialismo marxista, quanto a poluição temos a criação do protocolo de Kyoto.

. A industria no Brasil:
O Brasil entrou atrasado nesta revolução, a agricultura cafeeira fez com que os barões de café acumulassem muita renda, já que eram os homens mais ricos do Brasil, e quando o café caiu do mercado não tinha quem compasse café, o governo comprou parte dele, parte foi queimada, e os barões não iriam continuar investindo nesse café sem lucro, então pegaram o capital acumulado e investiram na industria, o governo propiciou, e também os imigrantes já que eles presenciaram a industria em seu pais de origem.A industria no Brasil ganhou força em 1940/50, ele sofre esse pulo industrial pela entrada do presidente Getulio Vargas, é criada a Petrobras em 53, outro presidente que contribuiu foi Juscelino Kubstischek que trouxe as industrias automobilísticas, o que provocou a parada do trem no Brasil e priorizou a criação de estradas de veículos automotores. 

Geomorfologia


Introdução:
É o estudo do relevo e sua elevação ou declividade. Relevo é a camada externa da litosfera, esse artigo visa retratar a geomorfologia do relevo continental básico, pois a geomorfologia entra em relevo marítimo como dorsal atlântica, região abissal, e esse artigo retratara apenas uma vertente desse ramo geográfico.

Planície:
É um terreno de construção, pois a deposição de sedimento supera a erosão, quase completamente aplainados.
Exemplos:do amazonas, platina, do Mississipi, do pantanal, litorânea.

Planaltos:
São relevos onde a erosão supera a sedimentação, assim é um terreno em destruição, são planos mais altos, onde são limitados por escarpas, são maiores que 300 m, os “cumes” são aplainados.
Podem ser também chapadas, serras e morros (morros também podem ser chamados de colina).
Exemplos: central do Brasil, das Guianas, da Patagônia, do Labrador, Planalto dos grandes lagos (Africa), do Tibete, da Borborema.

Depressão:
São terrenos também em construção com maior deposição de sedimentos, são terrenos mais baixos, dividem-se em 2 tipos:
 . Depressão relativa – é relativa pois ela é considerada apenas em estar a nível inferior de seu redor.
 . Depressão absoluta – é quando esta a baixo do nível do mar.

Montanhas:
São os picos mais altos da terra, os quais são formados de dobramentos modernos ou seja encontro de placas tectônicas, assim no Brasil não encontramos montanhas.Uma cadeia montanhosa muito extensa é denominada cordilheira.
Exemplos: cordilheira dos Andes, Himalaia, Montanhas Rochosas, Alpes.

Agentes modificadores de relevo:
  
-Exógenos:
São os agentes externos, tudo o que esta por fora do relevo e o modifica pode ser considerado, eles moldam o relevo.
São considerados destruidores de relevo.
Exemplo: chuva, neve, mar, homem, sol, vento, pressão atmosférica, intemperismo.

  

 
 -Endógenos:
São os internos, os que constroem o relevo através de sua ação que é em baixo do relevo, internamente.
Os relevos podem ser moldados de duas formas quanto ao tectonismo:
Epirogênese: são movimentos do relevo em direção vertical, surgindo falhas.
Orogênese: são movimentos de relevo em direção horizontal, surgindo dobramentos.
Exemplos: tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo.

Agora, para finalizar, observamos uma imagem que une os relevos na mesma imagem:

Antártida

É o pólo geográficos do planeta Terra correspondente ao Sul, frio e congelado, onde foi encontrada as menores temperaturas da terra chegando ser inferior a 85ºC.

.Território:
 Tem uma área total de 14 milhões de km², porem ocorre um congelamento das águas ao seu redor, o que aumenta seu tamanho no inverno até maior que o dobro, 30 milhões de km², esse gelo sobre a água é chamado de banquisas, existe também uma camada de gelo sobre a terra, essa camada é chamada de manto de gelo ou inlândsis que muda sua espessura conforme a época mas permanece ali cobrindo o solo.



.Clima, Vegetação e Relevo:
O seu clima é polar, a vegetação é bem rasteira e quase ausente pela difícil adaptação, sendo a tundra a típica em cima do permafrost que é o tipo de solo da Antártida, formada por liquens, musgos, algas e fungos.Cientistas acreditam que ali já foi cenário de uma floresta sub-tropical densa, tem a presença de Blizzard que é uma corrente de ar frio que pode chegar a 300 km/h os quais vão congelar mais o ambiente ajudando na formação de blocos que vão se desprender de gelo e cair no oceano glacial em forma de iceberg, todo esse gelo da essa região 90% da água potável do planeta.Tem a presença de vulcões como Érebus e Terror e um relevo bem montanhoso, tem grandes reservas de petróleo e de minerais, sendo varias riquezas de matéria prima no solo tanto em rochas vulcânicas quanto sedimentares, tem predominância montanhosa e o ar é seco.Daqui também que partem as correntes marítimas.O Brasil recebe no Sul a massa polar atlântica, que é uma corrente de vento vindo da Antártida a qual se divide no país por exemplo subindo até o litoral do nordeste provocando chuva.















Problemas com efeitos:
Enfrenta problemas como o aquecimento global que é intensificado pela entrada do infravermelho e ao bater na atmosfera reflete e uma camada gasosa de poluição principalmente o CO2 segura essa onda de calor dentro da terra como faz a estufa, aumentando a temperatura da terra, causa na Antártida o derretimento das geleiras, e esse derretimento implica em aumento dos oceanos em nível de água, diminuição do albedo que é a tava de reflexão do calor que bate no solo, no solo de gelo branco é de 80% já em terra é de 5%, já que quanto mais escuro o corpo mais retém o calor.
Outro problema é o buraco na camada de Ozônio (O3), é uma camada na estratosfera, a qual filtra o ultravioleta tirando seu excesso, com o buraco entra o ultra violeta que causa câncer de pele, o desequilíbrio na fauna e na flora, uma vez que dificulta a fotossíntese , no caso da Antártida é o Krill o principal afetado, é um animal que serve de alimento para vários outros, e a sua morte faz com que diminuía o alimento desses animais, desequilibrando todo o território.O principal gás causador desse efeito é o chamado CFC (clorofluorcarbono).

.Tratados:
Existe uma abrangente discussão sobre esse território, pois não tem uma bandeira oficial, e não pertence a ninguém, temos dois importantes tratados:

1 – Tratado da Antártida –É um tratado que data de 1 de dezembro de 1958 mas foi apenas colocado em práticas em 1961, ele impede que qualquer pais explore a Antártida, então não pode retirar o petróleo e os minerais, um modo de conservar a natureza, também impede que tenha população, não pode ser habitado, a única comunidade que pode se fazer presente é a comunidade cientifica para estudos sem explorar.
Em 1982 o Brasil mandou dois navios para lá, o Professor Wladimir Besnard e Barão Teffé, primeira saída cientificista do Brasil para aquela área, onde lá fundou o centro de pesquisas Comandante Ferraz.

2 – Tratado de Madri – datado de 1991, na conferencia de Madri, com a polemica de para quem pertence se pode ou não extrair minérios de lá já que é uma região tão rica em matéria prima foi firmado esse tratado onde postergou por mais 50 anos essa questão.
Vários países tem interesse nessa região pela sua riqueza em água potável, minerais, combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural), rota de pesca, rota marítima, testes nucleares e de armamentos.

Obs:
Precipitações quase não existentes nessa área e os inlandsis podem chegar a ter 4 mil metros.A fauna tem como integrantes foca, pingüins, aves, baleias, peixes, krill, etc...
Para deixar bem claro, uma confusão que pessoas fazem quanto a pingüins e urso polares, o urso polar não se alimenta de pingüins e eles não se encontram pois:
Sul – pingüins
Norte – urso polar

Pontos históricos relevantes:
Primeira visualização dessa região foi por Américo Vespúcio, porém a primeira circunavegação foi por James Cook em torno de 1772, como não é um país e não tem ocupação a história não tem grandes pontos igual a outros, sendo secundário.








O Américo foi 
navegador,comer-
ciante, geógrafo 
nascido na Itália. 

Deriva continental


Deriva continental é uma teoria proposta pelo geógrafo alemão Alfred Wegener (1880 – 1930), proposta no ano de 1912 e exposta em 1915 no livro “A Origem dos Continentes e dos Oceanos”.

.Proposta:
Era de que no inicio todos os continentes que conhecemos ficavam juntos formando um apenas o que ele denominou Pangeia (Pan significa inteiro, e geia vem da Gaia que é a Deusa dos elementos da natureza), e havia um único oceano chamado Pantalassa (do grego significa todos os mares).
 












E então a Pangeia começaria a se separar a 200 milhões de anos, gerando assim dois continentes agora: Laurásia (ao norte) e Gondwana (ao Sul) e entre eles passa o mar Tétis.













Posteriormente se dividiu em 6 que é a nossa atual formação: Europa, África, Américas, Oceania, Ásia, Antártica.
Sendo a Laurásia responsável pelo surgimento da América do Norte, Europa, Ásia, e a Gondwana responsável pela América do Sul, Índia, Austrália, África e Antártida.












.Provas da teoria:
Essa teoria é reforçada para a prova com a semelhança de encaixe do mapa mundi, a semelhança de fauna, flora e rochas nas áreas que seriam unidas, na época não foi prova o suficiente o que fez muitas críticas. Depois de anos descobriram a teoria da dinâmica de placas tectônicas pelo Jason Morgan e assim comprovando essa teoria, e ainda medindo que os continentes andam cerca de 3 centímetros por ano, e dizia ainda Wegener que um dia a Pangeia iria se formar agora na parte de trás, morreu antes de poder ganhar prêmios e reconhecimento.