segunda-feira, 2 de julho de 2012

Levante de Presidente Prudente

 

Introdução

Presidente Prudente é uma cidade de grande importância no interior de São Paulo, e será o foque desse trabalho, a cidade foi fundada em 1917. É considerada a capital do Oeste Paulista e contempla a região do Pontal do Paranapanema, seu nome faz menção a Prudente de Morais um grande político brasileiro que foi Presidente no período de ascensão das repúblicas oligárquicas¹, sendo o terceiro presidente do Brasil.
O objetivo desse trabalho é traçar um perfil de desenvolvimento urbano através de imagens, levantamento de dados estatísticos e pesquisas, afim de demonstrar que a mesma teve um grande crescimento em toda a sua estrutura social, comparando, através desses recursos citados a cima, o passado com o estado atual do município, com enfoque para os dados de 2010 recolhidos pelo censo demográfico brasileiro, levantado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A sua localização geográfica, conforme o IBGE, é latitude 22,12º Oeste e longitude 51,38º Sul, tendo uma área de 563 Km², seu bioma é o da mata atlântica.
A imagem abaixo representa a bandeira da cidade, em seu brasão temos escrito "O Trabalho Tudo Vence".


Ainda podemos notar um trio de quadrinhos na parte superior do brasão, onde a primeira tem três arvores significando a agricultura e a mata virgem, a segunda com a imagem de uma pessoa representando o comércio e os trabalhadores da cidade e o terceiro a cara de um boi representando a pecuária, dos lados ainda podemos ver as culturas mais importantes, como o algodão do lado direito e a menta do lado esquerdo, a coroa em cima representa a independência política de Prudente quanto ao poder judiciário, o homem no meio da imagem é Raposo Tavares um bandeirante que historicamente foi um dos primeiros a penetrar a região que viria a ser Prudente.
Seu atual prefeito é Milton Carlos de Mello, do PTB partido filiado ao PT, conhecido também como Tupã.
--------------------------------------------------------------------------

¹ - A palavra oligarquia significa "governo de poucos" e seu período na história do Brasil foi de 1849-1930, com a presença do coronelismo e da política café com leite.

Desenvolvimento


1. A Industrialização e as bases do café para a geração de empregos

Presidente Prudente tem uma industrialização rápida se compararmos a sua criação com o início da sua industrialização, que foram nos meados de 1930.
Esse processo de industrialização vai trazer empregos para a cidade, criando uma dinâmica no interior do estado de São Paulo até então pouco produtiva. As principais industrias que vieram para a cidade em questão foram as de frigoríficos, mas também podemos destacar algumas diferentes como a de bolachas.
Com o crescimento dos empregos no setor secundário atraiu trabalhadores que vieram de outras cidades para Presidente Prudente povoando e fazendo-a crescer, as cidades de região acabam por se anexar a Prudente tendo ele como o centro assim pessoas buscam na cidade emprego e estudos.
Mas a história de Presidente Prudente como um polo região já é mais antiga, desde que a ferrovia chega na cidade, onde ele teve uma grande importância pro café, tanto no transporte como na estocagem do produto, e as pessoas de cidades próximas como não passava a linha ferroviária até suas cidades vinham para Prudente para usar os seu serviços de transporte de passageiros.


Essa foto nos dá um conhecimento visual do estudo, não tendo data especificada, a foto de Acervo Arthur Rivetti demonstra a inauguração da segunda estação ferroviária de Presidente Prudente. Então será essa base do café que gerará uma primeira dinâmica de povoamento da cidade aumentando o número populacional tanto por imigração quanto por crescimento vegetativo desses migrantes que se fixam, a primeira dinâmica territorial de geração de empregos, como também o acumulo de capital para poderem ser reinvestidos gerando uma base para que as industrias tivessem interesse de investir aqui.
Fundação Getúlio Vargas divulga na revista S.A. que Presidente Prudente é a 27ª colocada no ranking das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional.

2. Crescimento populacional


O crescimento de Prudente se mantém alto, no ano 2000 tínhamos uma população de 189.186 habitantes, e no censo de 2010 o valor se amplia para 205.340 habitantes, um crescimento de 8,5%
Mas o crescimento diminuiu no século XXI comparado com o XX, pelo fato de que as famílias em todo o mundo mudaram em relação as taxas de fecundidade, por vários motivos: aumento da escolaridade, participação da mulher no mercado de trabalho, maior poder aquisitivo, convívio em meio urbano, casamentos tardios, controle de natalidade por parte dos próprios pais, avanço da farmacêutica junto a divulgação dos métodos anticoncepcionais como pílula, camisinha e operações para evitar filhos que seria a laqueadura e a vasectomia.

O mapa a cima mostra a taxa de fecundidade em todo o estado de São Paulo no ano de 2003, mas cabe a nós analisarmos a cidade de Presidente Prudente, que vemos no mapa com uma taxa entre 1,6 e 1,8, o que é pequena, pois está a baixo da média do estado que é de 1,9 o que é absolutamente normal no século atual. O crescimento populacional de Prudente representa 24% da Região Sudeste.
Quanto ao crescimento pelas migrações o tanto que ela cresce, ela expulsa, segundo o sociólogo José Caetano da Silva que reside em Prudente, que foi professor da UNESP podemos classificar e analisar essa entrada e expulsão:

“ É um processo que chamamos de dinâmico expulsor. E se não tivesse essa perspectiva de expulsar, Prudente seria uma cidade extremamente violenta pela quantidade de problemas sociais decorrentes e também da incapacidade do aparelho de Estado de atender todas essas demandas”.  2010, entrevista.


Acima vemos a tabela sobre a população de Prudente fazendo um panorama de 1991 e 2000, onde mostra o aumento da urbanização e sua taxa, e também o aumento populacional nesse curto intervalo de tempo.

3. Crescimento urbano e dos estabelecimentos

A cidade em seus primórdios teve o seu crescimento horizontal, aumentando o tamanho da cidade, que atualmente é de 562,107 km² a sua área. Essa expansão horizontal removeu a mata nativa da região em grande parte.
Podemos ver na imagem de cima de Presidente Prudente no ano de 1960 esse crescimento horizontal, ou seja maior número de casas e rarefação de prédios, também podemos notar a Catedral e ter uma distancia de a onde termina a cidade ainda em expansão. Agora pegando a informação visual da fotografia e compararmos com a imagem a seguir notamos a diferença da dinâmica de crescimento.
Agora notamos que a cidade tende a um crescimento vertical, ou seja o aumento do número de prédios é significativo, principalmente no centro urbano, vemos também a mesma catedral posicionada para podemos ter uma maior noção de como aumentou a área da cidade e até a sofisticação da arquitetura.
É notório o grande número de residências pelo fato de a cidade ter se tornado quase toda urbana, o que se contrapõe ao seu passado rural, sua taxa de urbanização da ordem de 97,91%.
Também cresce o poder aquisitivo dessa população como já foi citado, assim crescem as frotas de veículos, sendo em 2009 constatados 103460 veículos.
A foto acima data de 1960, da Avenida Washington Luiz, a cidade já era mais industrializada, vemos já um número bom de veículos para época. 
Já essa é uma imagem atual, notamos o maior número de carros, e também uma preocupação em arborizar o centro, também é de destaque a estrutura mais urbana que a imagem ganhou.
Presidente Prudente tem constatado, no ano de 2009, noventa e um estabelecimentos de saúde, duas universidades (Unesp e Unoeste), três faculdades (Uniesp, Toledo e Fatec), dois shoppings, tudo isso significa atração populacional, uma confirmação de seu polo regional.
O Prudente Parque Shopping teve sua inauguração em 1986 sendo o primeiro shopping do município, e segundo veio a ser inaugurado em 1990, trazendo laser com ambos contendo cinema, lojas de varejo, entre outros serviços. Destaca-se também o grande número de escolas, principalmente o crescente de escolas particulares, com cursinhos pré-vertibular para a demanda de entrada nas faculdades da região.
Acima vemos uma imagem da faculdade Toledo de 1967.
O seu IDH (indice de desenvolvimento humano) é de 0,846, o que é considerado um indice elevado, segundo os critérios de que 0 a 0,499 é baixo, 0,5 até 0,799 é médio, 0.8 até 0,899 é elevado e igual ou maior que 0,9 é muito elevado. Num rank de 201 municípios de São Paulo, Prudente se encontra em 14º lugar, entre Paulínia com 0,847 e São João da Boa vista com 0,846, os três primeiros lugares são ocupados respectivamente por: São Caetano do Sul (0,919), Águas de São Pedro (0,908) e Santos (0,871). Então podemos dizer que Prudente está entre os melhores IDHs do Estado pois seu IDH é melhor do que o de aproximadamente 94% municipios.

Conclusão

Em suma, podemos concluir que a cidade de Presidente Prudente teve um grande desenvovimento em diversos setores, que podemos destacar, o setor industrial, o setor de prestação de serviços, o setor de educação com diversos sistemas de graduação e pós graduação, no setor da saude com suas unidades hospitalares.
Tivemos o aumento de veículos, o que nos indica maior ascenssão social, um maior poder aquisitivo, o aumento populacional também é notório em termos absolutos, mas podemos destacar que ela parece abrigar mais gente do que realmente abriga pelo fato de muitas pessoas que passam o dia em Prudente não moram aqui o que nos leva a outro ponto, que é o fato de Prudente ser um polo regional por todo o seu desenvolvimentonos setores já citados a cima, o que faz as cidades em seu entorno ser por muitas vezes cidades dormitórios, e a população viver em constante migração pendular para aproveitar dos setores que se desenvolveu.
Ela também é uma cidade que atrai os investimentos dessa região de São Paulo, por se destacar. Com as fotografias apresentadas podemos notar bem todas as caracteristica citadas tanto na conclusão quanto no desenvolvimento, para entender o processo de urbanização e de modernização, sendo assim um lugar promissor, que podemos especular que seu crescimento não é estacionário, ele é expancivo, ou seja ainda vai desenvolver mais do que a situação atual do municipio e se tornar cada vez mais uma cidade importante na região Sudeste.
Porém podemos prever que isso pode gerar aumento da violencia urbana, principalmente no fluxo de veículos, pois as avenidas de Prudente são estreitas e o transito muito rápido com falta de fiscalização de cameras, o que poderia a vir ser um processo futuro, então vemos que como a cidade está sempre crescendo, seria viavel um maior investimento no setor de planejamentos.

Outras considerações:


Podemos destacar ainda um aspécto não citado, que é o das as religiões da cidade, ela demonstra grande diversidade religiosa e ativa vida das religiões, contando com diversas igrejas, principalmente católicas, pois a cidade apresenta aproximadamente 75% da população cristã católica apostólica romana, a segunda maior porcetagem vêm a ser 18% dos evangélicos, temos aproximadamente 2% de espíritas, 2% das demais religiões, sendo assim temos aproximadamente 3% que não tem religião definida ou ateus. Em suma, podemos falar então que embora tenha a diversidade religiosa, temos porém uma grande discrepância do público de cada um das religiões, sendo predominante a católica assim como na formação do início da cidade.
 Essa imagem representa o seminário de Presidente Prudente atualmente, que se mantém ativo e é uma ótima referência do catolicismo em Prudente.

Apêndices

Diretório de outras imagens da cidade.
 
 
 


 .Algumas referencias e agradecimentos:
Unesp Rio Claro, Site oficial de Presidente Prudente, Múseu Histórico de Presidente Prudente, Site Estações Ferroviárias do Território Brasileiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Esse levantamente teve fundo acadêmico, foi a formulação de um trabalho de campo em forma de relatório que transpassei em uma forma adaptada para o blog, tem como objetivo retratar o desenvolvimento de Presidente Prudente, como cidade polo regional. Para o blog não estacionar, irei colocar as vezes levantamentos acadêmicos que tem relevancia e possa ser interessante para os leitores.

Um comentário: