segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Análise da Terra como planeta



Características gerais:

O planeta Terra é o terceiro planeta do sistema solar a partir do Sol e é o único planeta com condições necessárias para a habitação de seres pluricelulares, organismos complexos. Do espaço a Terra é vista como azul em sua maior parte, por isso recebe o apelido de Planeta Água.

Sua forma consiste de maneira irregular, um achatamento nos polos e forma arredondada, à sua forma damos o nome de geóide, sendo ela cheia de descontinuidades devido a rugosidade de sua superfície, diferente das representações em globos redondos e lisos.
Outras formar geométricas que se aproximam do modelo seriam: esferóide e elipsóide, as 3 representações se mostram na imagem a baixo:


Fonte: mundo vestibular, geografia, professores da UFF

Embora hoje saibamos sua forma, esse conhecimento é recente, aproximadamente 500 anos, até então tinham-se várias visões da Terra, a primeira era que a Terra terminava em abismo, era reta, se você fosse até o fim dela teria um abismo enorme, mas após o começo das navegações os navios davam a volta na Terra mostrando que ela não é um plano reto e sim esférica, então se acreditou que a Terra era redonda até que se provasse que na realidade era um geóide. Alguns dos filósofos antigos também já adivinharam que a Terra era redonda, isso se dava pelo fato de nos eclipses a sombra da Terra cobrir a Lua, logo a sombra era redonda e a forma da Terra também, esse filósofo foi Aristóteles. Mais tarde foi conhecida por muitas pessoas da época pela boca de Nicolau Copérnico e sua teoria vai ser afirmada por Galileu Galilei. Os gregos em sua mitologia diziam que a Terra era segurada por um Titã, chamado Atlas.

Sua temperatura média é de 15ºC, sendo variável conforme a região, podendo chegar a baixo de zero e acima de 50º C, tal temperatura nos permite encontrar matérias tanto no estado sólido, líquido como no gasoso.
Sua aceleração da gravidade é em média de 9,8 m/s² e sua idade aproximadamente 4,6 bilhões de anos, sendo que o homem veio a surgir a 2 bilhões de anos.

A Terra é o planeta de maior densidade do Sistema Solar sendo ela de 5,51 g/cm³, sua excentricidade é de 0,017, sendo assim sua orbita é elíptica sendo a tabela a baixo.


Sua inclinação é variável, que vai de 22º a 24,5º

Movimentos da Terra:

Aprendemos geralmente na escola que a Terra tem dois movimentos, rotação e translação, isso é equivocado, a Terra não tem somente esses movimentos, é formada por um complexo de 5 movimentos que serão explicados um a um logo a baixo, mas antes vejamos a evolução do pensamento astronômico envolto no contexto dos movimentos. 

Galileu Galilei vai dizer que a Terra não é o centro do universo (geocentrismo), que o centro do universo é o Sol (heliocentrismo), motivo pelo qual a inquisição o perseguiu. Porém antes disso tivemos outros modelos astronômicos como o pirocentrico de Filolau, o qual falava que tinha uma centelha de fogo no centro, e a Terra, o Sol e os outros planetas giravam em torno dessa centelha.

Rotação: A Terra gira em torno do seu próprio eixo, esse movimento recebe o nome de rotação, tal movimento tem a duração de um dia. Para ser exato a duração é  de  23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos (360º), por isso temos que colocar um dia a mais no ano bissexto para poder equilibrar o erro que se dá ao arredondar para 24 horas diárias. A rotação acontece de Oeste para Leste, no sentido anti-horário. A velocidade média de sua rotação é de 30 km/s.


Translação: É o movimento que a Terra faz em forma elíptica em torno do Sol, tendo o período que está mais próximo do mesmo, chamado de periélio e o mais distante da estrela, chamado afélio. Uma volta completa tem o período de um ano, mais exatamente 365 dias, 5 horas, 44 minutos e 39 segundos, sua translação é anti-horária, com velocidade média de 106.000 km/h.


Precessão dos equinócios: Para entender esse movimento tem de se imaginar um circulo imaginário acima da Terra e a aste de seu eixo de inclinação, a aste então seria colocada encostada na circunferência e contornando seu desenho descreveria o ciclo completo, sendo um movimento similar ao de um pião. Esse movimento faz com que a Terra a cada localização aponte seu aste de eixo para uma constelação diferente. Seu período é de cerca de 28 mil anos.

Nutação: o movimento de precessão não é um movimento que executa o circulo com perfeição, existe uma oscilação para dentro e para fora do circulo formando uma sinuosidade, esse movimento sinuoso de ir para dentro e para fora não seguindo o circulo se chama nutação. Com período de aproximadamente 18 anos.



Revolução: É o único movimento da Terra a qual não pertence a ela, é obrigada a fazer pelo campo magnético do Sol, o Sol faz seu movimento em torno da Via Láctea, sua trajetória é helicoidal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário