sábado, 24 de março de 2012

Linha Temporal Brasileira


Introdução:
Esse post tem como intuito organizar a história do Brasil conforme sua cronologia, com o tempo atualizarei a linha de tempo, pois os acontecimentos importantes são inúmeros e esta lista não consta com toda a linha temporal completa, apenas uma parte dela. Vale ressaltar que o conhecimento temporal é uma vertentes importantíssima para se entender a geografia, pois conforme a época a geografia é diferente, pois a geografia é sempre uma representação presente da sociedade, morfologia, climatologia, economia, entre outros fatores, então através do tempo podemos organizar a evolução da geografia de cada momento especifico para poder interpretar como uma geografia influencia a outra e assim por diante até chegar na nossa atual geografia globalizada.

Linha temporal brasileira:
-1500: Descobrimento do Brasil por Pedro Alvares Cabral, batizado com o nome de Santa Cruz no sul da Bahia.
-1530: criação da primeira cidade brasileira chamada de São Vicente (atualmente faz parte de Santos)
-1532: primeira frota de negros chega ao Brasil
-1533: primeiro engenho de cana de açúcar no Brasil (em São Vicente)
-1534: Adotada a divisão de 12 capitanias hereditárias
-1549: Salvador é intitulada capital do Brasil
-1554: Data oficial da formação de São Paulo
-1750: tratado de Madrid
-1763: Rio de Janeiro é intitulada capital brasileira
-1792: inconfidência mineira (morte de Tiradentes)
-1808: transferência da corte portuguesa para o Brasil
-1822: Independência, Dom Pedro I vira imperador do Brasil
-1823: negado o projeto “constituição da mandioca”
-1850: Lei Eusébio de Queirós (proibição do trafico negreiro interatlântico)
-1864-1870: Guerra do Paraguai
-1871: Lei do ventre livre (ou também chamada de Lei Rio Branco)
-1872: primeiro censo brasileiro
-1888: Assinada a lei Aurea por Elizabeth garantindo a liberdade dos escravos
-1889: proclamação da república
-1937-1945: ditadura de Getúlio Vargas
-1951-1954: retorno de Getúlio Vargas ao governo
-1956-1961: governo Juscelino Kubitschek
-1960: é inaugurada Brasília, distrito federal e atual capital brasileira
-1964: revolução militar
-1988: ultima constituição brasileira


segunda-feira, 5 de março de 2012

Hidrografia brasileira - São Francisco


.Introdução:

O rio São Francisco, é um dos rios mais famosos do Brasil e tem uma grande importância para as populações próximas a ele, recebe vários outro apelidos como o Velho Chico, os indígenas o chamam de Opará, também conhecido como Nilo Brasileiro pois é um rio muito comparado ao rio Nilo na África e um importante nome que recebeu foi rio da Integração Nacional, veremos o porque logo a baixo.
 .Curso do rio:
Ele tem sua nascente na serra da canastra, cidade de Medeiros, no estado de Minas Gerais, para ser mais exato no sul mineiro e corre para o norte, assim como o Nilo, saindo da Região Sudeste entra na Região Nordeste onde vai desaguar entre os estados de Sergipe e Alagoas formando uma divisória natural, desaguando em regime exorréico para o oceano atlântico, sua foz é em estuário.
Nascente
Foz
O seu nome "integração nacional" nasceu pelo fato de o rio percorrer duas regiões brasileiras, a região sudeste industrializada e a região nordeste que é a região mais pobre do Brasil, então esse rio é um responsável por integrar essas regiões mesmo com suas grandes diferenças.
Importância econômica:
É um rio de grande importância econômica, pois as suas margens temos a agricultura, em destaque o nordeste sofre com a seca e se não fosse esse rio algumas áreas ficariam difíceis de irrigar e ter terra fértil, quanto ao tipo de agricultura podemos caracterizar como fruticultura, contém em seu percurso várias hidroelétricas as quais temos duas mais famosas: hidroelétrica de Sobradinho e a hidroelétrica Paulo Afonso.
.Transposição do São Francisco:
Muito comentado em jornais de uns tempos para cá, a transposição foi proposta com o intuito de levar mais água ao nordeste e ela seria dividida em dois cursos um leste e outro norte, construindo bombeamentos de água para facilitar a sua locomoção. Ao ver parece ótimo o que esta sendo feito, porém tem um preço elevado, abalaria o ecossistema em torno do rio original e geraria verdadeiras banquisas de areia.
Essa transposição também foi criada para fins lucrativos, pois 70% da água seria para a agricultura, 25% para as industrias e apenas 5% seria para consumo humano, nós temos um abrangente problema quanto a sede, famílias tem que caminhar grandes extensões para buscar baldes de água, então o desvio deveria primeiramente garantir o acesso fácil a água de uma grande população e a indústria deveria ficar em terceiro plano. Por essa questão de prioridades e pelo abalo ao ecossistema que o projeto foi criticado mas nem por isso foi tirado do papel.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Vulcanismo

Introdução:
É o nome dado a atividade vulcânica, criado quando o magma escapa para superfície.Esses com o tempo podem se enquadrar em classificações quando a atividade:
Vulcão ativo: quando entram em constante erupção.
Vulcão adormecido: quando fica um longo período sem erupção, e dizemos que o vulcão acordou quando volta a ter erupção.
Vulcão extinto: quando não tem mais atividade eruptiva definitivamente.

Tipos de vulcões:
 
Eles podem ter uma classificação quanto ao material magmático, por exemplo quando tem porcentagem sílica superior a 65% ai chamamos o magma de félsica (leve) que é viscosa e se solidifica facilmente, já se ele for pobre em dióxido de silício (sílica) 52% é chamado de máfico (pesado).
Mauna Loa - Hawaii em erupção.
Vulcão-Escudo – O maior vulcão desse tipo na Terra fica no Hawaii e se chama Mauna Loa, esse tipo de vulcão libera muita lava que forma uma aparência de escudo em sua volta.

Problemas da atividade vulcânica:
 
- Perigo para as comunidades próximas as áreas de risco.
- Poluição pelas cinzas que ele emite, causando na população problemas respiratórios.
- Devastação pelo magma das proximidades, tanto de monumentos, casas, como da                                              natureza.
                                      - Emite CO2

Vantagens:
 
- Após a sedimentação do magma gera no futuro importâncias mineralógicas e a terra fértil conhecida como terra roxa que temos no Brasil na parte centro sul.
- Usados como fonte de renda por agencias de turismo.
- Ajudaram no estudo do interior da terra.

Alguns vulcões:

- Erebus e Terror – Antártida
- Vesúvio – Itália
- Monte Fugi – Japão
- Krakatoa – Indonésia
- Meage e Cayley - Canadá

OBS:
 
.Lava é magma mas nem todo magma é lava, pois só é lava o magma em fusão, magma líquido, geralmente entra em fusão acima de 600 ºC.

.Não se tem vulcões somente na Terra, em Marte por exemplo temos o Monte Olimpo, o maior vulcão do sistema. (3 vezes mais alto que o monte Everest).