sábado, 7 de janeiro de 2012

Cidades

.Introdução:
As cidades são muito importantes para o estudo dos povos, pois ela é um reflexo de sua religião, cultura, costumes de seu povo, podemos pegar por exemplo o Egito antigo, onde temos  as pirâmides que são um marco da arquitetura e tecnologia que eles tinham, como também a crença que um dia os mortos levantariam, assim como usam em suas cidades figuras de deuses, e é um povo antigo o estudo de toda sua história se baseia em documentos escritos e na arquitetura das cidades. A cidade é então um local de instalação para vida humana político-administrativa.

.Sua Origem:
As cidades tem uma história muito antiga, o homem ao deixar de ser nômade para virar sedentário já começa a se estabelecer geralmente em cavernas e as margens de rios, onde vai aprender a agricultura, criar utensílios e domesticar animais e desse ponto em diante só evolui conseguindo criar uma casa própria e não depender mais da caverna para sua proteção, e vão se acumulando outras casas formando aldeias comunitárias, as pessoas começam com suas festas típicas e religiosas, o culto a alguma entidade. Já no ano de 8000 a.C., as margens do rio Jordão em Jericó já habitavam 3000 pessoas vivendo nesse sistema de civilização, assim como temos povos que vão surgir nas margens do Nilo, Tigre e Eufrates, Indo, Amarelo e etc...
Ilustração de uma cidade Maya.
Podemos pegar como um exemplo os gregos que criaram o que chamamos de pólis (cidades-estados), era bem estruturadas com praça de comércio, democracia já que as decisões eram feitas na “Ágora” um lugar publico onde se discutia os interesses da população e até a condenação de um criminoso através do voto da maioria, nessas cidades tinham os templos religiosos dos deuses mitológicos, os cidadãos deveriam ser fiéis aos deuses, ofende-los publicamente era considerado heresia passível de julgamento. Para o povo grego era importante o teatro, o esporte, tendo locais adequados e exclusivos para essas atividades.Essas pólis eram autônomas, ou seja cada cidade grega tinha sua independência econômica e política diante das outras como por exemplo na Grécia: Atenas e Esparta.
Mas as cidades que mais cresceram foram de Roma, que veio a conquistar grande área do mediterrâneo como por exemplo nas guerras contra Cartago, chamadas de Guerras Púnicas, Roma costumava tomar as cidades, se apoderando de seu território fazendo com que crescessem ainda mais.
Outra estrutura comum era a muralha em torno das cidades, fechando as para impedir invasões e proteger seu povo, Cartago é um exemplo de cidade murada antiga, para administrar essas cidades nem todos conseguiam a democracia assim tinham um rei, que é eleito pelo sangue nobre e hereditário, ou por uma crença que seja um representante de Deus na terra como era no Egito, as cidades então eram estruturadas com um centro muito bem feito com castelo ou grandes construções para as famílias nobres e sacerdotes e uma parte mais humilde para os camponeses.

.Classificações:

Metrópole – é quando uma cidade se torna tão grande que se conurba com outra cidade, ou seja não tem espaço de diferença para uma cidade e outra, ou pelo menos é mínimo, propiciada pela urbanização, então essas cidades pequenas que conurbaram se integram a dinâmica comercial da maior, no Brasil podemos dar o exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro.
Megalópole – É o encontro de duas metrópoles, formando uma mega área ocupada, sendo uma área bem povoada e populosa. No Brasil alguns geógrafos dizem que já podemos considerar a união Rio de Janeiro com São Paulo a união de duas metrópoles formando uma megalópole.
Megacidade – Para ser mega cidade só precisa de uma característica que é ter mais de 10 milhões de habitantes, então uma cidade sozinha pode ter, uma metrópole geralmente é uma mega cidade, mesmo que essa cidade não seja uma metrópole, não seja um ponto econômico, seja pobre, ela continua sendo uma mega cidade se tiver mais de 10 milhões de habitantes.
Cidade global – Essa cidade ao contrário da mega cidade, não precisa de muitos habitantes, o que importa para receber essa classificação é a sua força comercial, política, ou seja ser uma cidade de âmbito global de importância.
Cidade cosmopolita – São cidades que tem uma diversidade de nacionalidades, sendo muitos gêneros de pessoas em um mesmo ambiente, a imigração que permite o surgimento dessas cidades, infelizmente nessas cidades costumam aparecer grupos Xenofóbicos, que são grupos que tem aversão aos estrangeiros.

.Obs:
Também podemos caracterizar as cidades segundo sua maior atração e popularidade, assim podemos dizer que é classificada como a sua principal função em cidades religiosa, políticas, culturais, turísticas, comerciais, portuárias, industrial, etc.
Cidade de Jerusalém, cidade religiosa.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tipos básicos de rochas

Rochas são minerais consolidados que podem se formar de vários modos, a camada litosfera da terra é constituída por rochas, o seu estudo se chama petrologia, usada e explorada pelos homens desde a pré-história, principalmente para construções.

 .Classificação das rochas:
    
.Ígneas ou Magmáticas – são rochas que se formam através da consolidação do magma e podem se dividir em duas subclasses:
- Intrusivas ou plutônica: São as que se formam em baixo da terra, elas tem uma consolidação mais demorada, em geral acontece cristalização. (estrutura holocristalina)
Ex: granito, gabro, diorito.
 Essa é uma escultura feita de diorito pelos egípcios.

- Extrusivas ou vulcânicas: São as que se formam na superfície e tem uma consolidação mais rápida, proveniente de erupções.
Ex: Basalto (foto a baixo)

.Rochas Sedimentares – resultam da erosão das rochas pelos agentes externos, e pode até envolver a deposição com matéria orgânica o que gera o petróleo, ela cobre 80% da área continental, o processo de transformação de sedimento em rocha se chama litificação.
Ex: calcário, carvão mineral, areia, argila.

Subdivisões desse tipo de rocha:
Detríticas: formada por detritos de rochas.
Quimiogenéticas: precipitação de substancias dissolvidas em água. Exemplos são as estalactites que são formações de cima para baixo em uma caverna, e a estalagmites que são de baixo para cima.
Biogenéticas: formada por sedimentos orgânicos de seres vivos, como o carvão vegetal.
Na imagem podemos ver a formação de estalactites e estalagmites em uma caverna.

.Rochas Metamorficas – são rochas formadas através das mudanças de outras rochas, por algum elemento, formando uma rocha nova, um desses elementos pode ser o aumento da pressão e da temperatura.
Ex: mármore (provem do calcário que é sedimentar)
 Pietá de Michelangelo é feita totalmente de mármore, uma bela obra de arte.